Por que não consigo aprender inglês?

Medo

As pessoas querem aprender inglês, mas têm medo de colocar em prática o que aprendem. A pessoa não fala inglês – usa o pouco que aprende – pois tem medo de errar na gramática ou na pronúncia. Além disso, ela tem medo de estar sendo avaliada o tempo todo. O pensamento que impera é mais ou menos este: “A outra pessoa está prestando mais atenção nos meus erros do que no que estou querendo dizer.”

Aprender a dirigir não é algo que acontece de uma hora para outra. Até a pessoa pegar o jeito com o carro, ela terá dificuldades. Aos trancos e barrancos, ela vai aprendendo a colocar o carro em movimento. Aprende umas coisas aqui e outra ali e segue colocando tudo em prática. Um belo dia ela faz o teste e tira a carta (carteira, habilitação). Mas, ainda assim, ela não se sente confiante para sair dirigindo tranquilamente por aí. No entanto, ela continua se esforçando. Com o tempo perde o medo e começa a dirigir com mais e mais confiança.

Aprender inglês é quase a mesma coisa. Aprende-se de pouquinho em pouquinho e vai colocando em prática dia após dias. A diferença, claro, é que um motorista descuidado pode matar muita gente. Já um estudante de inglês que se arrisca a colocar em prática o que aprende não mata ninguém. Portanto, não tenha medo de usar o que sabe desde o primeiro momento. Pratique sempre!

Vergonha

A vergonha e o medo andam quase juntos.

 

Se você faz parte dos tímidos, infelizmente não tenho muito o que te dizer. Não é uma dica dada aqui que mudará o seu comportamento. Essa vergonha é você quem tem de trabalhar e se resolver com ela.

 

Uma coisa que posso dizer aqui é o seguinte: se você quer mesmo aprender inglês e se comunicar com o mundo, precisa vencer essa timidez. Nem eu e nem ninguém mais podemos fazer algo por você. Cabe a você somente vencer isso.

 

Limitação

Muitas pessoas costumam dizer coisas como

 

“Inglês não é meu forte”

“Não aprendi o português direito até hoje, imagine o inglês”

“Já tentei de todos os jeitos aprender inglês, mas inglês não é pra mim”.

Se você tem esses pensamentos (crenças) limitantes, está na hora de rever seus conceitos. O problema não é a língua inglesa em si (o ato de aprender inglês). Evite colocar dificuldades e achar que você não consegue. Se aquilo realmente é algo que você não consegue, então por que continuar tentando? Assim como no caso da timidez, esse é um problema de atitude. Cabe a você mudar o modo como encara o aprendizado de inglês e parar com essas limitações.

Faltam Oportunidades

Já vi muita gente reclamando que não consegue aprender inglês por faltar oportunidades para praticar ou encontrar um bom material. A essas pessoas, eu gosto de contar uma história verídica.

 

Comecei a aprender inglês sozinho – sem curso, sem professor, sem muitos livros etc. – em 1990. Naquela época, internet e TV por assinatura eram coisas de gente muito rica. Não tinha Netflix, Youtube, sites de dicas de inglês, rádios online no smartphone, pessoas com quem falar inglês etc. Comprar livros para estudar era uma tormenta: eram extremamente caros e eu morava em uma cidade que nem livraria especializada na área de idiomas tinha. Em resumo, faltavam oportunidades.

Se naquela época faltavam oportunidades, o que dizer dos dias de hoje?

Portanto, saiba que o problema não está na falta de oportunidades. Na verdade, o grande problema está na falta de administração do tempo para estudar inglês, na utilização correta das ferramentas disponíveis (internet de modo geral), no estabelecimento de um roteiro/plano de estudos, na dedicação e força de vontade para aprender e continuar aprendendo sempre.

Não faltam oportunidades. Falta atitude.

O Verdadeiro Grande Problema

Para encerrar, vou falar qual é na verdade o grande problema: VOCÊ.

Sim! Você é o grande problema. Cabe a você mudar isso tudo. A próxima vez você se perguntar por que eu não consigo aprender inglês? eu recomendo que você se olhe no espelho. Fiquei olhando atentamente para a imagem que estiver no espelho. Pois, é essa aí a causa maior do seu problema de aprendizado de inglês.

Identifique suas dificuldades. Estabeleça objetivos. Organiza-se. Não tenha pressa para aprender. Estude com calma. Não se culpe. Não se exija muito. Seja paciente. Mude sua atitude. Use suas capacidades de aprendizado. Dedique-se. Não seja você o seu maior empecilho (inimigo).

Reprodução adaptação e tradução por

Val F Allstarpixel

fontes:

Ingles Na Ponta 

Photo by Nothing Ahead

Compartilhar:

Anuncie

Nós criamos seu website profissional!

Mais Posts

viverbemusa

O Humor Improvável Dos Barbixas

Para descontrair nessa vida corrida apresento esse grupo que faz muito sucesso no Youtube entrou para a lista das 100 web séries mais vistas do

Assédio Sexual: O Que Fazer?

Feliz dia das mulheres que afinal e todos os dias (clichê), mas nossas guerreias imigrantes sempre tem um desafio a mais, muitas são assedias por