Agora que você já leu? Hábitos Que Ajudam A Economizar #8 Dicas, está na hora de começar a economizar, afinal o ato é bíblico, em Tiago 2:14-26 ele explica que a fé sem obra é morta (sic), nos imigrantes sempre temos sempre algumas tendências consumistas talvez pela cultura ou talvez pela falta de conhecimento, e estagnamos nossa vida financeira, nos impedido de viver bem com relação a vida no exterior, porem as regras básicas de economia se aplica em qualquer lugar do mundo, decidi reproduzir alguns artigos da consultora e educadora financeira Cassia D’Aquino vale apena olhar seu site e seus livros.
Vamos as obras:
Decida-se, a planejar sua vida financeira
Defina objetivos para esse esforço: aposentadoria, educação dos filhos, uma viagem espetacular, a compra da casa própria ou de um carro. Estabeleça as prioridades e prazos realistas para alcançar cada meta.
Conheça as despesas e receitas de sua família
Durante os meses anote rigorosamente todos os gastos e compare com os ganhos. Você vai se perceber quanto dinheiro está sendo desperdiçado. Lembre-se que, a partir de agora, cada centavo poupado vai deixá-lo mais próximo de alcançar seu objetivo. Por isso, não hesite em cortar pequenas despesas, como tv a cabo que ninguém assiste ou o cafezinho no Dunkin do fim de tarde. Pense bem um café médio custa em cerca de 2.00 mais taxa, um Bastelo de pacote custa cerca de 3.00 mais as taxas e o pacote fazem cerca de 50 cafés médios, cada café do DD você pode perder cerca de 49 Bustelitos.
Orçamento familiar
Chame a família (onde quer que esteja) a participar. Peça que façam sugestões de corte de gastos. Explique a necessidade de diminuir as despesas para que vocês construam uma poupança. Seduza-os contando o objetivo da tal poupança. Depois disso vai ficar muito mais fácil convencê-los a pensar duas, três, mil vezes, antes de adquirir um bem de consumo. Afinal, será que vocês realmente vão precisar dele?
Livre-se das dívidas
Os juros que você paga no crédito direto podem virar receita se, em vez de consumir, você pode aplicar o dinheiro para comprar à vista mais adiante.
Reserve parte de sua renda para investimento
Antes de fazer qualquer despesa, aplique o dinheiro. Guarde parte do salário, para iniciar ou reforçar a poupança.
Não seja ansioso demais
Tende não compensar de um dia para o outro anos e anos de gastança. Não deixe seu viver bem com sua família de lado, planeje e economize para viagem e passeios. Nem sempre a aplicação que oferece maior rendimento é a melhor para você. Lembre-se que quanto maior a chance de lucro, maiores também são os riscos. Portanto, seja sensato e avalie, cuidadosamente, a liquidez, rentabilidade e segurança da aplicação.
Procure instituições financeiras de comprovada idoneidade
Fuja daquelas que prometem lucros extraordinários em curto espaço de tempo. Milagres financeiros simplesmente não existem.
Um rico viver bem a todos.
Texto e adaptação por Val F Allstarpixel
Fonte: Educação Financeira
Photo by Karolina Grabowska from Pexels