Como se aplica ao nosso viver bem, em nosso meio viver em outro país onde geralmente a cultura e o estilo de vida são muitos diferentes do que tivemos em nossas terras natais, muitos tendem a replicar esses estilos, porem nossa capacidade de adaptação e capacidade de superar adversidades, nos faz adquirir costumes locais, e replicar estilos, culturas e educação de onde fomos criados. Porem a pessoas que sofrem um impacto muito grande sobre tudo isso, os nossos filhos.
Os filhos de imigrantes tendem a não repetir os costumes de seus pais, o cabe a nos entender esse acontecimento, fazer as crianças entender de forma boa nossos costumes e tradição, sem que isso influencie de maneira negativa na vida deles, para que tirem proveito disso no futuro.
Isso também incluindo a parte emocional, mesmo que nunca tivéssemos recebido uma criação de amor e respeito, carinho e atenção e muito possível escrever uma nova história na vida de nossos filhos.
E tomar consciência disso pode ser libertador e ser um processo de cura para nós mesmo, psicólogos falam que podemos criar competências a partir de ausências. “Pense sobre isso por um momento: as ausências das nossas vidas não são nossas prisões, mas justamente os espaços abertos para construirmos coisas lindas e admiráveis. Com os nossos filhos.”
Essa capacidade de construir boas habilidades pode ser aplicada no nosso dia a dia, com nossa família, amigos, trabalho e fazer de nossa vida um viver bem, mesmo com todas as adversidades de estar em outro país.
O que é Resiliência:
Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade. É um termo usado em diversas áreas do conhecimento, tais como a administração, a ecologia, a física e a psicologia. Isso não significa que o indivíduo resiliente seja invulnerável ou blindado. Não se trata de sempre sair ileso de uma situação crítica, mas de desenvolver a capacidade de lidar com a crise de forma eficiente, de modo a sair dela fortalecido.
Texto adaptado por Val F Allstarpixel
Leia a Fonte original: Thiago Queiroz