O podcast Planet Money “Fortress Russia put to the test”, faz um trabalho de analisar as reações das sanções econômicas contra Rússia e a reação dos efeitos da guerra na economia mundial, duas novas sanções lançadas no fim de semana deram um golpe grande. Eles atacaram de grandes maneiras que Putin tentou tornar a economia russa imune às sanções ocidentais. Eles pegaram e economizaram aos bilhões de dólares em dinheiro vivo, ouro e outros ativos mantidos pelo banco central da Rússia.
“Ninguém agora quer ficar sob as sanções dos EUA, assim que essas sanções financeiras são poderosas. Sim, com certeza. Eles são as armas de destruição financeira em massa. Eles destroem a moeda deles, depois destroem o sistema bancário. Então a cadeia de suprimentos fica sobrecarregada porque as empresas querem dólares. E então o mais difícil é, como você governa? Como você governa um país em queda livre econômica enfrentando sanções colossais? Essa é uma arma perigosa. A arma de destruição financeira em massa é muito perigosa.” (opinião do entrevistado no podcast sobre as sanções econômicas a Rússia).
Agora, a grande coisa sobre a economia da Rússia que não nos aprofundamos muito até agora são as exportações de energia da Rússia. Até agora, eles foram amplamente poupados pelas sanções dos EUA e da.
A Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, Europa. Agora, a maior parte desse petróleo vai para a China e um punhado de países europeus como Alemanha e Holanda. E assim, depois que a Rússia começou a atacar a Ucrânia, o que aconteceu foi que o preço do petróleo bruto Brent passou de US$ 105 por barril. E só para ter uma perspectiva, essa é a primeira vez que chega tão alto em cerca de sete anos. E só para esclarecer o petróleo Brent – esse é basicamente um dos tipos de petróleo mais comercializados, uma das principais referências para os preços mundiais do petróleo. Então, mesmo antes da invasão Russa a Ucrânia, já estávamos em uma situação que estava realmente elevando o preço do petróleo. E agora está muito pior. E analistas de energia vêm dizendo que uma invasão da Ucrânia poderia espremer ainda mais o suprimento mundial de petróleo. Então, o que isso pode significar para os EUA é que os preços na bomba de gasolina aumentam. Os preços da energia em geral sobem. E o que isso pode levar é – o que continuamos falando nos últimos meses é que pode levar a mais inflação.
Há uma maneira de os EUA tentarem neutralizar o aumento dos preços do petróleo, que é explorar suas reservas. E o governo Biden tentou isso no final do ano passado. Eles autorizaram a liberação de cerca de 8% das reservas de petróleo dos EUA, que são cerca de 50 milhões de barris. Então eles colocaram esses barris no mercado, mas isso não impediu que o aumento dos preços continuasse. Portanto, embora seja esse o caso, a Casa Branca diz que, se os preços continuarem a subir, eles considerariam explorar as reservas novamente.
As economias da Rússia e da Europa estão realmente interligadas, e este é um momento muito frágil para muitas economias globais agora. Petróleo, gás natural – são coisas – tipo, necessidades muito essenciais para uma economia e para muitos indivíduos. E então eu acho que a Rússia é capaz de tipo, alavancar seu poder econômico de uma maneira muito maior, muito mais significativa, de certa forma, do que 1,7 trilhão (pib russo).
A economia da Rússia não é puramente petróleo e gás. Outra exportação que é realmente muito importante também e representa 43% da oferta global é uma das exportações de metal da Rússia. E junto com esse metal em particular, a Rússia também exporta muito níquel, alumínio, cobre. Esses metais são insumos essenciais para a cadeia de suprimentos global. E devido aos ataques da Rússia e ao endurecimento das sanções contra a Rússia, o mundo verá esses metais em menor quantidade. Os preços desses metais e tudo o que os usa provavelmente aumentarão.
O paládio é o metal mágico.
“Eu não sabia nada sobre paládio até um ano atrás. Eu não estou esperando que este seja um elemento bem conhecido na tabela periódica. Mas na verdade eu aprendi sobre isso através de um amigo cujo Toyota Pruis foi parcialmente desmontado na rua por algum bandido, tem havido uma onda de roubos em todo o país – roubos de carros nos últimos um ou dois anos, com pessoas arrancando os conversores catalíticos dos carros das pessoas”.
Esses dispositivos que limpam seu escapamento, eles convertem o monóxido de carbono em um gás menos nocivo. E eles estavam tentando roubar o paládio dentro, que é o metal que faz o trabalho de limpeza. Fato de que houve um esforço para desenvolver veículos mais amigáveis às emissões, atendendo os padrões de emissões mais rígidos, criou um grande mercado, que, por sua vez, criou um mercado negro para o paládio.
A medida que os padrões de emissões ficam cada vez mais rígidos em todo o mundo, isso aumenta a demanda por paládio. E de onde você tira isso? Bem, além de, você sabe, desmanche nas ruas de LA, você vai conseguir da Rússia, que fornece 43% da oferta mundial. E olhe; isso parece talvez um exemplo trivial, considerando o que está acontecendo agora. Mas acho que este é um exemplo de todos os efeitos que se espalharão por toda a economia, mostrando como todos nós estamos interligados e como o que está acontecendo na Ucrânia afetará a todos nós.
Por que os conversores catalíticos estão sendo roubados?
Seu conversor catalítico é uma parte essencial do seu veículo, projetado para reduzir os poluentes e gases tóxicos que seu sistema de emissões produz. Ele usa metais preciosos como platina, ródio e paládio para completar este processo. As pessoas têm roubado conversores catalíticos de carros para vender esses metais como sucata.
Embora isso esteja acontecendo há anos, um aumento recente no roubo de catalisadores pode ser motivado pela turbulência econômica da pandemia. Além disso, o tráfego reduzido de pedestres durante esse período pode facilitar para os ladrões que se sentem menos propensos a serem pegos. Leva apenas alguns minutos para um ladrão serrar o conversor catalítico do seu carro e deixá-lo com milhares de dólares em danos.
Quais carros são direcionados para roubo de catalisador?
O Toyota Prius é o carro mais visado para roubo de catalisador. Como um veículo de baixas emissões, os conversores Prius contêm maiores quantidades dos metais preciosos platina, ródio e paládio.
Os ladrões podem chegar a US$ 700 por conversor em depósitos de sucata sem escrúpulos. E, infelizmente, isso pode deixar os proprietários do Prius com contas de até US $ 2.000.
Caminhões e SUVs também são alvos comuns de roubo de catalisadores porque são levantados do chão. Isso torna mais fácil passar por baixo e serrar o metal. No entanto, cada veículo na estrada é suscetível a um conversor catalítico roubado.
O que fazer quando seu conversor catalítico é roubado
Etapa 1: entre em contato com as autoridades
Se você achar que seu catalisador está faltando, você deve entrar em contato imediatamente com as autoridades. Eles verificarão as câmeras de segurança locais e trabalharão para ver se podem ajudar a capturar a pessoa que roubou seu conversor. Além disso, um relatório policial pode ser essencial para sua cobertura de seguro.
Etapa 2: entre em contato com sua seguradora
Dependendo da sua cobertura, o seguro do seu carro pode cobrir a substituição do catalisador. Você pode entrar em contato com seu agente de seguros para ver quais são suas opções e se você está ou não coberto.
Etapa 3: visite um mecânico
Finalmente, você deve levar seu veículo a um mecânico para manutenção. Um especialista pode discutir suas opções de reparo com você e impedir que você dirija sem seu conversor catalítico.
O que acontece quando você dirige sem um conversor catalítico?
Ao enfrentar os custos de recuperação de um “gato” roubado, muitos clientes se perguntam: “Posso dirigir sem meu catalisador?”
A resposta é sim e não, simultaneamente. Tecnicamente, um carro pode funcionar sem catalisador. No entanto, esta não é uma opção sustentável a longo prazo. Aqui estão alguns dos problemas que você enfrentará ao dirigir sem um conversor catalítico.
Ruídos altos do veículo e conversor catalítico ausente
O primeiro sinal de um catalisador roubado é ruído de veículos incrivelmente altos. Você descobrirá que ao dirigir sem seu conversor catalítico, parecerá que seu veículo está rugindo – especialmente ao dar partida ou abastecer.
Condução Bruta e Aceleração
À medida que seu escapamento fica desregulado, seu veículo dirigirá mais grosseiramente. Seu motor geralmente força seu escape através do conversor catalítico. Sem esse componente no lugar, esse empurrão forte de exaustão levará a uma aceleração irregular e ruidosa.
Como você pode evitar o roubo do conversor catalítico?
Felizmente, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para impedir o roubo do seu catalisador.
Instale um dispositivo de proteção
O roubo de conversores catalíticos tornou-se tão importante que as empresas começaram a vender dispositivos de proteção. Essas instalações impossibilitam que qualquer pessoa corte seu catalisador. Infelizmente, dispositivos de alta qualidade e sua instalação provavelmente custarão algumas centenas de dólares. No entanto, você pode economizar milhares de dólares na substituição do conversor catalítico.
Você pode aprender um pouco mais sobre o Cat. Security, um desses dispositivos de proteção.
Alarmes acionados por vibração
Alguns veículos mais novos têm uma configuração de segurança que aciona o alarme quando detecta vibrações. A serragem do seu catalisador será suficiente para acionar esses alarmes.
Estacionamento consciente
Quando estiver em casa, pode estacionar na garagem para ajudar a evitar o roubo do catalisador. E quando você está em movimento? Quando sua garagem não é uma opção, aqui estão algumas dicas de estacionamento a serem lembradas:
Áreas bem iluminadas: Estacionar sob as luzes da rua ou em locais bem iluminados pode ajudar a impedir o roubo.
Locais muito populosos: se o estacionamento ou garagem em que você estiver, estiver vendo muito tráfego de pedestres, será difícil alguém roubar seu catalisador sem ser pego.
Câmera de segurança: fique de olho nas câmeras de segurança em sua área de estacionamento e tente encontrar um local visível para as câmeras.
Na melhor das hipóteses, essas práticas podem impedir o roubo de seu conversor catalítico. Caso contrário, pode ajudar as autoridades a pegar o indivíduo que roubou as peças do seu veículo.
Texto reprodução, tradução e adaptação por Val F Allstarpixel
Photo by Artem Podrez from Pexels
Fonte: