A paixão por carros antigos atingiu nossa comunidade, um grupo de amigos decidiu importar do Brasil, os tão cobiçados Opala foi o primeiro veículo de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil. Até então, a marca fabricava apenas veículos comerciais. Inicialmente, ele era oferecido com motores de 4 e 6 cilindros, de 2.5 e 3.8 litros, respectivamente. Com o tempo e o avanço tecnológico, o Opala ganhou melhorias. O motor maior, por exemplo, passou para 4.1 litros, que acompanhou o veículo até o fim.
O Opala foi oferecido em diversas versões. Entre as mais conhecidas estão Gran Luxo, DeLuxo, Comodoro, Diplomata e SS, com foco na esportividade.
Com a abertura do mercado para veículos importados e a falta de atualizações, o Opala acabou ficando obsoleto. O último exemplar saiu da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul em abril de 1992, depois de 1 milhão de unidades produzidas.
Em novembro de 1968 o Chevrolet Opala era apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, ainda realizado no Pavilhão do Ibirapuera.
Naquela época, e nas duas décadas seguintes, o mercado brasileiro tinha poucas marcas e produtos, fato que ajudou o Opala a cair no gosto dos clientes. Tanto que, décadas depois do fim de sua produção, ele ainda é cultuado por uma legião de fãs.
Ele acabou sendo sucedido pelo Omega.
Texto e adaptação por Val F Allstarpixel
Fontes: