No país onde o homem aborta mais que a mulher, o nome Pai virou sinônimo de abandono. No país onde 12 milhões de mães chefiam lares sozinhas, ser pai se tornou um assunto em extinção.
Ser Pai é, sem dúvida alguma, a maior experiência de um homem.
Nesse maior momento de 100 homens, 6 deles somem. Mas os outros 94 continuam, desses 94, 23 em até três anos não estarão mais com a mãe, 68 deles permanecem em casa.
Ser Pai é um vínculo que vai além do “Amor” ou do “Caso”.
Paternidade não se assume, Paternidade é uma convocação da vida, que você de propósito ou não, se alistou. Ser Pai é um presente do tamanho da maior responsabilidade da vida. Cuidar de outra vida.
Os Pais ficam invisíveis durante a gestação (não digo os que somem literalmente) óbvio que a mãe e o bebê são o foco, principalmente o do Pai.
Demissão, Doenças, Depressão, são comuns em Pais que, curiosamente no momento mais importante das suas vidas, se veem fracos quando precisavam ser fortes.
Mas a maioria dos Pais não admitem fraquezas, e talvez por escutar de um Pai que, Homem não chora, alguns Pais engolem suas dores e se afogam nelas.
A pressão, e principalmente o Medo de não ser o bastante, de não ser um bom pai, um bom par, de não ser forte, leva muitos pais ao isolamento. E as vezes, as horas em frente a TV é mais uma fuga do que uma distração.
A solidão é parte da missão! Ser Pai é desbravar dores, problemas, é pedir ajuda, é aprender o caminho por onde os filhos um dia vão passar.
E é por isso que conselho de Pai é certeiro! Ele já passou por lá! E alguns pais, que não tiveram pais, tem mais dificuldades. É preciso aprender.
Um homem deixa dois grandes presentes aos seus filhos.
O primeiro é a saudade, e a outra é a responsabilidade de lidar com ela.
Por isso, um Pai precisa aprender a viver só, para quando se for…
Provar para os seus filhos, que mesmo que doa, eles ficarão bem,
pois a solidão é um legado.